Introdução

Introdução

 

Seja bem vindo ao portal da expedição Transamazônica Challenge.

Aqui você confere todos detalhes dessa aventura que a cada dia atrai mais seguidores ao redor do país e do mundo.

A Expedição Transamazônica Challenge entra no seu sétimo ano. Já são 6 edições com muitas aventuras nas piores estradas que cortam a região amazônica.

Todos os anos vários seguidores ao redor do globo acompanham as aventuras do grupo, que são relatadas aqui e nos sites parceiros através de um diário de bordo “on-line”, o qual traz o dia-a-dia da expedição ao longo dos milhares de quilômetros de estradas precárias e abandonadas.

Clique aqui para acessar o informativo 01 TAC 2018 

 

História

Tudo começou quando Sérgio Holanda em 2008, criou, organizou e conduziu um grupo de jipeiros pelas estradas da Transamazônica, com o objetivo de realizar um sonho pessoal, uma vez que os demais amigos queriam uma expedição mais light em direção a Patagônia. Na organização teve ajuda do amigo Chico Poeira que fez parte do grupo na expedição e uma participação de César (criador da expedição dos Andes de 2007, que foi conduzida por Sérgio Holanda), ajudando no layout e trazendo dois parceiros para o evento. Porém a vontade de realizar o sonho de fazer a Transamazônica, lembrando da famosa aventura do Camel Trophy era tanta que iria sozinho, mas não foi preciso e com mais alguns aventureiros realizou uma fantástica aventura.

Sérgio Holanda naquela época era amigo de David Marcelino, que por também ser um apaixonado por aventuras, decidiu contribuir com o projeto divulgando todos os passos do grupo na internet, através de um diário de bordo on-line, que trazia quase em tempo real todos os passos dos aventureiros.

A aventura de 2008 foi tão inesquecível e teve uma repercussão na rede (e em outros meios de comunicação) tão grande, que se transformou no evento Transamazônica Challenge, que a cada ano seleciona aventureiros de várias partes do Brasil e do mundo para percorrer as piores estradas da região amazônica.

Rodovia Transamazônica
Sonho de muitos jipeiros, a Transamazônica é uma rodovia exuberante que corta a maior floresta tropical do planeta. A riqueza cultural dos povos que habitam suas margens, seu valor histórico, sua biodiversidade e a imensidão verde que toma conta do horizonte são notadas a todo o momento nos seus mais de 1900 km. Em contrapartida a estrada guarda pontes precárias, crateras que surgem no meio da pista e outros desafios.

Por isso a escolha da rodovia Transamazônica como base para os roteiros da expedição, uma vez que ela serve de referência para traçar outras rotas por estradas vicinais, trechos abandonados e percursos por dentro da floresta amazônica.

Mais que espírito de aventura, uma expedição como a Expedição Transamazônica necessita de um preparo minucioso dos equipamentos, experiência e técnica em condução fora de estrada, e principalmente trabalho em equipe. Lembrando que a dificuldade já começa com desafio de cruzar milhares de quilômetros até o início do trajeto, como em 2009 onde um acidente com uma carreta quase tira a vida do organizador da expedição. Cada quilometro é uma aventura! Onde pode acontecer de tudo.

O Projeto Transamazônica Challenge TAC é organizado e conduzido pelo aventureiro Sérgio Holanda, contanto com o apoio dos parceiros Leandro Mota (Osaminha), Marco Antonio (Marcon), Matheus Cardoso (Meiafoda).